segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DA PERDA DE CONCURSO

Muitas vezes sou abordado por alunos que desanimados me declaram a frustração de terem passado em um concurso público e não serem servidores por terem perdido o prazo de apresentação para tomar posse. Porém, posso garantir que esse é, em muitos casos, um erro gravíssimo e explicarei calmamente esse equívoco.

A primeira coisa a destacarmos é que só em alguns casos o concorrente de fato perde o concurso, pois, nos casos em que você recebeu a notificação e não se apresentou ou ainda se apresentou com documentação irregular ou mesmo com problemas de saúde incompatíveis com o exercício do cargo, se torna realmente quase impossível reverter tal situação. Porém, nada é impossível.

Contudo, existe um tipo clássico de perda de concurso, mais comum e absurdamente infundado, que assola grande maioria dos concurseiros. A saber, a perda de concurso por expiração de prazo em que o candidato não acompanhou o “edital” de nomeação. Mas, aqui está um grave equívoco. Apesar de não poder colocar toda a abordagem nesta matéria, posso garantir que mesmo que você tenha perdido o prazo de apresentar-se É POSSÍVEL SIM, SER NOMEADO mesmo com o concurso expirado.

Muitos alunos devem estar pensando: como? Mas posso garantir que eu mesmo já coloquei pessoas no Tribunal de Justiça da Bahia nessas condições. O próprio STF (Supremo Tribunal Federal), o guardião da Constituição já nos garante que NÃO é atribuição do candidato saber se foi convocado ou não. Essa é uma tarefa que compete ao órgão e à instituição que o organizou. O candidato NÃO pode ser responsabilizado por tal erro, pois seria impossível o mesmo acompanhar durante vários anos o D.O.U (Diário Oficial da União) ou outro similar que o fosse.

Fico feliz em saber que consegui colocar pessoas que antes estavam tristes por terem perdido seu concurso, no seu devido lugar, ou seja, no serviço público. Porém, quero chamar a atenção que NÃO são em todos os casos que isso é possível, pois, é preciso analisar bem o caso concreto. Contudo, nesses casos consegui e por já conhecer o “caminho das pedras” podemos arantir que é possível SIM!

Um abração,

Prof. Alex Kuhim
Salvador, 07 de fevereiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Marcadores

Android (1) androide (1) broffice (1) concurseiro (1) concurso (3) dormir (1) ericsson (1) estabilidade (1) estágio (1) estudar (1) futuro (2) hora (1) inteligencia (1) libreoffice (1) microsoft (1) móvel (1) nomeado (1) office (1) perda (1) recorrer (1) recurso (1) robos (1) sistema (1) smartphone (1) STF (1) sun (1) surpresa (1) tecnologia (1) verdade (1)