domingo, 6 de fevereiro de 2011

ANDROID

Muitos alunos têm me perguntado sobre: o que é o ANDROID afinal? Na verdade o ANDROID nada mais é do que um sistema operacional voltado para a tecnologia móvel, que foi desenvolvido sobre a plataforma Linux. O Código do ANDROID roda sobre mais de 12 milhões de linhas de código variado, ou seja, Java, C, C++ e XML.

A versatilidade do ANDROID é realmente impressionante, ele é capaz de trabalhar com tecnologia GSM/EDGE, IDEN, CDMA, EV-DO, UMTS, LTE, Bluetooth, 3G, Wi-Fi e WiMAX. Além disso, ele suporta áudio em MPEG-4, H.264, MP3, e AAC. Fora isso, o ANDROID tem seu armazenamento de dados em SQLite. E para completar, trabalha muito bem com câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D. 

Em sua versão mais atual, o Honeycomb, lançado em 2010, conseguiu adquirir centenas de adeptos e desenvolvedores amadores e profissionais. Contudo, para que os desenvolvedores Java possam executar seus aplicativos uma ferramenta adicional deve ser incorporada, chama-se “Máquina virtual Dalvik”. 

Esta “máquina” é fundamental para o desenvolvimento do ANDROID já que foi especialmente desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM. 

Desta forma, a proposta é que o ANDROID entre de vez no mercado de comunicação móvel e assuma sua fatia no mercado. Contudo, sua maior atração pode também ser seu maior dificultador, a necessidade de ser um programador experiente torna o desenvolvimento para aplicativos ANDROID um ramo específico para poucos. 

Um abração, 

Prof. Alex Kuhim 
Salvador, 06 de fevereiro de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Marcadores

Android (1) androide (1) broffice (1) concurseiro (1) concurso (3) dormir (1) ericsson (1) estabilidade (1) estágio (1) estudar (1) futuro (2) hora (1) inteligencia (1) libreoffice (1) microsoft (1) móvel (1) nomeado (1) office (1) perda (1) recorrer (1) recurso (1) robos (1) sistema (1) smartphone (1) STF (1) sun (1) surpresa (1) tecnologia (1) verdade (1)